Kaya - Clínica Integrada de Fisioterapia, Osteopatia, Nutricionista e Reiki, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Metodo G.D.S

O Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares é um Método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.

É um método de leitura da postura, dos gestos e formas do corpo, que utiliza o movimento como princípio para a reeducação do corpo. A técnica busca sempre as associações de cada patologia do aparelho locomotor com determinadas tipologias motora e comportamental. Visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada.

O Método GDS trabalha com o conceito de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo deriva de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento.

Há seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma destas famílias corresponde uma tipologia psicocomportamental. Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia, dificultando sua adaptabilidade mecânica e comportamental e tornando-se, então, fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo cadeias de tensão musculares.

A proposta do Método GDS é a leitura precisa dessa linguagem a fim de determinar os meios de desfazer essa prisão muscular para que o corpo possa reencontrar a liberdade de movimentos e de expressão.

A partir da leitura das marcas morfológicas e da delimitação do terreno de predisposições, adota-se um procedimento terapêutico de equilíbrio das tensões entre as cadeias musculares, possibilitando o ajustamento ósteo-articular, a reestruturação da função e a reorganização corporal, como resultado do aprendizado do gesto correto e justo.

A formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS se dirige a profissionais com curso superior na área da saúde (inclusive Educação Física).


As Cadeias Musculares e Articulares

Cadeias Posteromedianas
A atividade preferencial das cadeias posteriores e medianas PM está associada à necessidade de ação, de realização e de desempenho, levando a uma atitude em propulsão para a frente. As cadeias PM têm um papel primordial na manutenção da verticalidade, freando a queda do corpo para frente.

cadeias posteromedianas
Cadeias Posterolaterais
A atividade preferencial das cadeias posteriores e laterais PL está associada a um modo relacional preferencialmente extrovertido, caracterizado pela necessidade de entrar em comunicação. Essas cadeias favorecem a abdução e a rotação externa das raízes dos membros, gerando uma atitude arqueada e desdobrada.

cadeias posterolaterais

Cadeias Posteroanteriores e Anteroposteriores
As três atitudes são subtensionadas muscularmente por uma mesma motivação: a necessidade de ser, da construção da individualidade e da busca do ideal em todos os níveis. Dois encadeamentos musculoaponevróticos subtensionam gerando essas três atitudes que, no seu funcionamento fisiológico, devem alternar suas respectivas atividades para manter o ritmo respiratório, manter o equilíbrio das massas, o eixo vertical e o centro de gravidade. As cadeias posteroanteriores PA entram em atividade na fase inspiratória e as cadeias anteroposteriores AP, na expiratória. Quando essas duas cadeias perdem a sua alternância fisiológica, é gerada a atitude PA-AP.

cadeias posteroanteriores e anteroposteriores

Cadeias Anteromedianas
A atividade preferencial das cadeias anteriores e medianas AM está associada à afetividade, ao sensorial, à necessidade de ser amado. As cadeias AM são responsáveis pelo bom posicionamento de D8 e da ancoragem do corpo. Estas, com a sua necessidade de toque, têm um papel fundamental na construção do ego e da consciência corporal.

cadeias anteromedianas

Cadeias Anterolaterais
A atividade preferencial das cadeias anteriores e laterais AL está associada a um modo relacional preferencialmente introvertido, caracterizado por uma seleção diante das trocas com o meio. Essas cadeias favorecem a adução, a flexão e a rotação interna da raiz dos membros, gerando uma atitude de recolhimento e podendo, no excesso, chegar a achatar o corpo no próprio eixo.

cadeias anterolaterais


FONTE: A.P.G.D.S. – Associação de Praticantes do Método GDS - apgds.com.br


Kaya - Espaço de Saúde Integrado
Pilates, Fisioterapia, RPG, GDS, Osteopatia.
Rua Santa Clara, 50 - sala 1008 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Venha nos fazer um visita!