A Manipulação Visceral ajuda nos desequilíbrios funcionais e estruturais do corpo, incluindo as disfunções músculo-esqueléticas, vasculares, nervosas, urogenitais, respiratórias, digestivas e linfáticas.
Através de técnicas de avaliação e de um toque suave e específico na mobilização das vísceras, aumenta a comunicação propriocetiva entre os vários sistemas do corpo, revitaliza o paciente e alivia sintomas de dor, disfunção, limitação de movimentos e má postura.
Sobre a Manipulação Visceral
A Manipulação Visceral avalia e trata as dinâmicas de movimento e suspensão em relação a órgãos, membranas, fáscia e ligamentos.
A Manipulação Visceral aumenta a comunicação propriocetiva dentro do corpo, revitalizando assim a pessoa e aliviando os sintomas de dor, disfunção ou má postura.
Uma abordagem integrativa para a avaliação e tratamento do paciente requer uma apreciação das relações estruturais entre as vísceras, e as suas conexões fasciais ou ligamentosas ao sistema músculo-esquelético.
Tensões no tecido conjuntivo das vísceras podem resultar de cicatrizes cirúrgicas, aderências, doença, má postura ou lesão. Os padrões de tensão formam-se profundamente no corpo através das ligações fasciais, criando uma cascada de efeitos, longe da sua origem, que o corpo precisa de compensar. Isto cria pontos fixos de tensão anormal em redor dos quais o corpo precisa de se movimentar, e esta irritação crónica vai dar lugar a problemas funcionais e estruturais.
Imagine uma aderência à volta de um pulmão. Iria criar uma modificação do eixo de movimento que por sua vez iria obrigar as estruturas em seu redor a adaptações anormais. Por exemplo, uma aderência pode alterar a mobilidade de uma costela, que consequentemente iria provocar forças desequilibradas na coluna vertebral e, ao longo do tempo, provavelmente desenvolver uma relação disfuncional com outras estruturas.Este cenário apenas ilustra a uma das centenas de possíveis ramificações que uma pequena disfunção, ampliada por milhares de repetições de movimento ao longo de cada dia, poderia provocar.
A Manipulação Visceral baseia-se na palpação de forças normais e anormais dentro do corpo. Ao utilizar técnicas específicas, os terapeutas podem avaliar como as forças anormais podem influenciar, sobrepor-se e afetar as forças normais do corpo em funcionamento. O objetivo é o de ajudar as forças normais do corpo a remover os efeitos anormais, seja qual for a sua origem. Esses efeitos podem ser globais, abrangendo muitas áreas de funcionalidade do corpo.
Como é que a Manipulação Visceral é feita?
A Manipulação Visceral baseia-se na aplicação específica de forças manuais suaves para melhorar a mobilidade, o tónus e o movimento dos órgãos e tecidos conjuntivos associados. Estas manipulações suaves podem melhorar potencialmente o funcionamento dos órgãos individualmente, dos sistemas a que pertencem e a integridade estrutural de todo o corpo.
A harmonia e saúde existem quando o movimento é livre e a excursão plena- quando o movimento não é esforçado, sobre-excitado, deprimido ou está em conflito com as estruturas circundantes e a sua respetiva mobilidade. Os terapeutas que usam a Manipulação Visceral avaliam e atuam sobre as ações funcionais dinâmicas assim como as estruturas somáticas que desempenham atividades individuais.
Devido à delicadeza e natureza altamente reativa dos tecidos viscerais, a força suave direcionada especificamente promove os melhores resultados. Como em outros métodos de manipulação que afetam profundamente o corpo, a Manipulação Visceral apenas atua ajudando e trabalhando com as forças que já estão em funcionamento.
Kaya - Espaço de Saúde Integrada
Pilates, Fisioterapia, RPG, GDS, Ozonioterapia
Rua Santa Clara, 50 - sala 1008 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!