Criada em 1874 por um médico americano chamado Dr. Andrew Taylor Still, a Osteopatia é uma especialidade da Fisioterapia (no Brasil) que se utiliza de um sistema de avaliação e tratamento próprio e muito eficiente com o objetivo de restabelecer a função das estruturas do corpo (articulações, músculos, ligamentos, fáscias, nervos, vísceras e ossos do crânio), através de técnicas manuais.
Os inícios dos estudos em Osteopatia se deram nos EUA, no fim do século XIX e ganharam muito força no início do século passado, rumando para a Europa, onde se tornou uma profissão distinta da Medicina.
No Velho Continente, se estabeleceram grandes linhas de pesquisa e pensamento, fortalecendo essa filosofia nestes países. Em alguns deles, a Osteopatia é classificada como “primary care”, ou seja, terapia de atenção primária, sem que seja necessária a indicação de outro profissional da saúde. Na França por exemplo, Osteopatas participam da equipe de parto, intervindo no recém-nascido se necessário.
A Osteopatia chegou no Brasil nos anos 80 do século passado e é regulamentada pelo COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, através da resolução n º. 220, de 23 de maio de 2001.
Para se tornar Osteopata, o profissional cursa 4 anos da faculdade de Fisioterapia, além de um curso de pós-graduação, geralmente concluído entre 3 e 5 anos.
Kaya - Espaço de Saúde Integrado
Pilates, Fisioterapia, RPG, GDS, Osteopatia.
Rua Santa Clara, 50 - sala 1008 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!