Osteopatia Craniana
A Osteopatia Craniana foi desenvolvida pelo Osteopata Americano William Garner Sutherland. Durante seus estudos na American School of Osteopathy em Kirksville no ano de 1899, observou que as estruturas anatômicas do crânio desenvolviam linhas de força que possibilitavam, dentro de um desenho biomecânico, um movimento rítmico, que posteriormente foi denominado Mecanismo Respiratório Primário (M.R.P.).
Durante o desenvolvimento de sua teoria, Sutherland estudava em seu próprio crânio e de seus pacientes. Obtendo grandes resultados com crianças portadoras de paralisia cerebral, hidrocefalia e distúrbio de aprendizado.
Na atualidade a Osteopatia Craniana possui bases cientificas que explicam seu mecanismo e aplicabilidade clínica.
A Osteopatia Craniana visa a harmonizar os ossos do crânio e da coluna para restabelecer o equilíbrio entre essas estruturas.
Tendo como objetivo do tratamento:
- Normalização das funções Neurais: centrais, periféricas e autonômicas, através de abordagens em todo crânio e na coluna;
- Atuar contra fatores que produzem estresse através da normalização das funções cerebrais, e mais especificamente, o tálamo, hipotálamo e glândula hipófise;
- Eliminar a estase circulatória, por meio da liberação do fluxo arterial, venoso e linfático;
- Liberar tensões membranosas e articulares do crânio;
- Melhorar a flutuação do Liquido Cefalorraquidiano;
A osteopatia não trata enfermidades pré determinadas, deste modo, o terapeuta poderá, em comunicação com os tecidos corporais e a partir da compreensão da origem especifica dos sintomas, eleger uma forma de abordagem adequada para cada paciente. Nesse sentido é possível que se realize tratamentos completamente distintos em pacientes que apresentam exatamente o mesmo quadro sintomático. Haja visto que: não se tratam as doenças e sim as pessoas.
As possibilidades de atuação a seguir mencionadas, tem apenas efeito generalista para que se possa expor uma possível visão da aplicação do tratamento Osteopático Craniano. Estão embasados em casos relatados na literatura osteopática e relatos clínicos Expostos no Congresso Anual de Osteopatia do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (I.D.O.T.):
- Dores crônicas;
- Escoliose;
- Glaucoma;
- Hiperatividade e Transtornos de aprendizagem;
- Infecções agudas e crônicas;
- Enxaquecas e Migrâneas;
- Síndromes cervicais pós-traumáticas;
- Sinusites Crônicas;
- Sofrimento psicossomático e transtornos funcionais Viscerais;
- Transtornos da visão;
- Transtornos endócrinos;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
- Anomalias na Oclusão, mastigação e transtornos da articulação Temporomandibular (ATM);
- Asma Brônquica;
- Catarata;
- Depressão;
Kaya - Espaço de Saúde Integrado
Pilates, Fisioterapia, RPG, GDS, Osteopatia.
Rua Santa Clara, 50 - sala 1008 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!