Osteopatia Postural
Os primeiros relatos de que muitas doenças poderiam ser tratadas com estimulações posturais ao nível dos órgãos sensoriais ocorreu nos anos 50. A partir de então, médicos franceses como Pierre-Marie Gagey, Bernard Weber e Bernard Bricot iniciaram estudos e marcaram território quanto à criação do método envolvendo a POSTUROLOGIA.
A postura é usualmente definida como o arranjo relativo das partes do corpo, porém não pode ser considerada um simples alinhamento estático dos diferentes segmentos corporais. A postura correta, fundamental para o bem estar do ser humano, consiste num processo extremamente complexo que, para atingir o equilíbrio, exige de todos uma consciência integral de seu corpo, de seus limites e de sua localização no espaço.
Existem alguns fatores que podem comprometer a nossa posição do corpo no espaço. Segundo a Posturologia, a regulação da postura depende dos chamados captores posturais, importantes para a manutenção da postura: pés, olhos, boca e ouvido interno. Além desses, outros sistemas integradores são capazes de alterar a postura, como: vísceras, cicatrizes patológicas, bloqueios articulares persistentes, perna curta verdadeira e disfunções craniomandibulares.
Os captores posturais e os sistemas integradores quando desregulados, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras doenças como:
- hérnias discais
- artroses
- dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais)
- nevralgias
- cervicobraquialgias
- ciáticas
- dores com componentes estáticos no quadril, joelhos e pés
- deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose)
- câimbras, dores musculares e tendinites
- cefaleias
- vertigens
- problemas de aprendizagem
- aperto dentário
- bruxismo
Uma pessoa com dor de barriga, por exemplo, tende a posicionar o tronco para frente. Ainda, se apresenta o queixo proeminente, o rosto é projetado para baixo na tentativa inconsciente de corrigir a projeção. Esses desequilíbrios por disfunções visceral e mandibular, têm como consequência o desvio da coluna.
O Posturólogo é o profissional capaz de atuar na prevenção e no tratamento das causas de doenças vinculadas aos desequilíbrios posturais através da recalibração das informações dos captores posturais e dos sistemas integradores. Portanto, a Posturologia tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las, a fim de reengramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.
O tratamento consiste na regulação desses captores por meio de:
- Palmilhas de recalibração postural
- Ginástica ocular
- Prismas
- Magnetoterapia
- Hiperbolóides
- Vibra bite
- Osteopatia craniana
O tempo médio de tratamento é em torno de um ano e meio, com um controle a cada 60 dias para acompanhar a evolução das correções. Os resultados são relativamente rápidos principalmente quando associados a outros tratamentos como, por exemplo: Osteopatia e Pilates.
Kaya - Espaço de Saúde Integrado
Pilates, Fisioterapia, RPG, GDS, Osteopatia.
Rua Santa Clara, 50 - sala 1008 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!